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Lojistas recebem dicas sobre boas práticas de vendas no Instagram
Lojistas recebem dicas sobre boas práticas de vendas no Instagram 26 de maio de 2021

“Vender no Instagram é consequência de um trabalho bem feito, que inicia pelo entendimento do público ideal. Gere autoridade entregando conteúdo de valor, criando relacionamentos, sendo consistente e frequente na plataforma”. Assim pode ser resumida a participação do professor, palestrante e especialista em marketing digital, Juarez Vinícius Miglioli, no Café de Ideias, evento mensal realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. No encontro online, que ocorreu na manhã dessa quarta-feira, Juarez destacou oito pontos para “colocar a casa em ordem” no Instagram e, assim, fazer bons negócios.

 

“Cerca de 99 milhões de brasileiros têm conta na rede social. Somos o terceiro país do mundo com maior número de usuários, perdendo apenas para Índia e Estados Unidos. Sabendo utilizar e entregando conteúdo interessante, o resultado pode surpreender”, diz ele, ao elencar: “O primeiro passo é conhecer a sua persona. É ir além do público-alvo, e sim, ter a personificação do seu cliente ideal. Isso é importante para que você direcione os posts assertivamente, dando base para toda a comunicação. Uma dica é fazer enquetes nos stories, fazendo perguntas estratégicas que poderão auxiliar na construção deste perfil”, diz Juarez.

 

Além disso, o consultor também destacou a importância de ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo, e não privada; de uma bio atrativa e clara, uma vez que ela é o cartão de visitas do perfil; de criar um calendário editorial, com um plano estratégico de publicações; assim como de publicar posts produzidos e com relevância. “O Instagram é uma rede social, e não de vendas. Portanto, socialize, interaja com o seu público. Os seguidores precisam saber que são importantes para você. As vendas são uma consequência disso tudo. Dá trabalho? Dá sim! Mas com certeza os resultados compensam”, explana ele.

 

Na oportunidade, a diretora de Marketing da CDL, Natália Lourenço, destacou o número expressivo de participantes e o movimento dos comerciantes ao acompanhar o avanço do digital. “Temos batido muito na tecla do online, de que é possível fazer negócios pela internet. Sentimos que é uma necessidade neste momento, e os lojistas vêm comprovando que este é o caminho. As dicas que o Juarez nos trouxe hoje são muito valiosas, e certamente farão a diferença em vários negócios aqui na nossa cidade”, pontua.

 

Dicas extras do consultor

 

- Cuidado ao colocar todos os ovos dentro de uma cesta só! Não esqueça das outras redes. Cada uma possui uma dinâmica diferente. Facebook e Google Meu Negócio são exemplos disso;

- Divulgue o seu perfil: através de e-mails, posts no Facebook, listas de transmissão e inclusive dentro da loja física;

- Faça anúncios: por meio deles você atinge seu público de forma mais fácil. Mas antes disso, coloque a casa em ordem.

 

Aproveite bem os recursos que a rede oferece:

 

- Stories: engajar com a comunidade, criar conexão,

- Feed: interagir e aumentar o alcance (construção da marca),

- IGTV: conteúdo mais profundo, mais tempo para falar e se posicionar,

- Reels: interagir e aumentar o alcance,

- Lives: engajar e trazer novos seguidores para sua comunidade,

- Enquetes estratégicas para conhecer seu público.